- Temas em Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia

Ementa: A investigação da diversidade de práticas educativas cotidianas e das diferentes formas de linguagens e discursos - verbais, não verbais ou imagéticas - expressas nos mais variados suportes tecnológicos e em diferentes espaços sociais.

Carga Horária: 45h

Créditos: 03

Bibliografia:

BARRETO, Raquel G. (org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
BAKTIN, M.M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BELLONI, Maria Luiza. educação a Distância. Campinas, São Paulo: Ed Associados, 1999.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica. Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. Obras Escolhidas, v. 1
BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Lingüísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
CANDAU, Vera. (org.) Linguagens, espaços e tempos no ensinar e no aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CARDOSO, S.H.B. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
FISCHER, Rosa Maria B. Educação e televisão: fruir e pensar a tv. Belo Horizonte: Autêntica, 2 ed., 2003.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
LIMA, Luiz Costa (org.) Teoria da cultura de massa: Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Theodor Adorno, et al. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 6 ed., 2002.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 3ed., 2001.
__________________. A televisão levada a sério. Rio de Janeiro: Senac, 2001.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980..
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
NOVAES, A. (org.) Rede imaginária - televisão e democracia. São Paulo: Companhia das Letras. Secretaria Municipal de Educação, 199.
ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, Unicamp, 1988.
PARENTE, A. (org.) Imagem e máquina, Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994.
PFROMM NETTO, Samuel.  Telas que ensinam. Mídia e aprendizagem: do cinema ao computador. Campinas, São Paulo: Alínea, 1998..
PORTER, Roy. História do corpo. In: BURKE, Peter. A Escrita da História. Pg. 292-326.
PRETO, Nelson, de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas, São Paulo: P, 4a ed, Papirus, 2002.
ROSE, Gillian. Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual. London: Sage Publications, 2001.
SANCHO, Juana, M. Para uma tecnologia educacional. São Paulo; Editora USP, 3a ed, 2001.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1997

 

- Temas em Políticas, História e Cultura em Educação

Ementa: Abriga pesquisas que investigam temas interdisciplinares no campo da história, da filosofia e da cultura, das políticas públicas, com ênfase nas reformas educacionais; na legislação; nos programas e projetos governamentais; nas formas de avaliação e controle público; no financiamento da educação; na articulação Estado e Sociedade civil e as contribuições dos movimentos sociais, buscando novos olhares sobre os diferentes processos educacionais, formais ou não-formais.

Carga Horária: 45h

Créditos: 03

Bibliografia: (a ser definida)

Página 1 de 2  > >>

Categoria: Notícia
Anpedinha Sudeste 2014

 

Categoria: Notícia

Aluno(a): Camila Machado de Lima

Data: 15/05/2014 às 10:00h
Categoria: Notícia

Aluno(a): Guilhermina Guabiraba Ribeiro

Data: 29/04/2014 14:00h